Por exemplo:
A Câmara não estabeleceu nenhum procedimento que permita ao presidente até mesmo as proteções mais básicas exigidas pelo devido processo previsto na Constituição e pela Justiça básica em violação a todos os precedentes jurídicos.O princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa não foi, em nenhum momento, observado pela ânsia inquisitorial dos democratas por holofotes.
A defesa de Trump deve ter o direito de examinar evidências, testemunhas e ter advogados presentes nas audiências. E deve também ter o direito de arrolar suas próprias testemunhas, mesmo que sejam estrangeiras.
Além do mais, os legisladores republicanos deveriam ter permissão para emitir intimações, uma ferramenta que lhes permitiria apresentar suas próprias evidências para tentar contrapor os argumentos dos democratas.
A Casa Branca também disse que a investigação não é legítima, absolutamente, porque o plenário da Câmara não votou para autorizá-la, reiterando um argumento frequente de alguns legisladores republicanos.
Inúmeros especialistas jurídicos concordaram que dar a Trump algumas proteções básicas e permitir a participação de seus advogados tornaria o processo mais justo, e menos duvidosamente inquisitorial e apressado sumariamente. Ignorar as salvaguardas do devido processo, que são padrão no sistema legal dos EUA,assim como das prncipaks democracias do ocidente, pode fazer o povo americano questionar a legitimidade do processo de impeachment, se é que já não o estão fazendo desde o primeiro minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário