Lábios ligeiramente entre-abertos,
entre idéias agradáveis, percorrendo
os olhos com curiosidade de visitas,
e as vezes ela sentindo meus impulsos,
minha súbita cara de morto de fome
falando só para simular paroxismo,
estarrecimentos que não existiam.
Ela já despertara em si a querência
da brisa, do disforme material urbano
avançando pelo mundo: ruas, aviões e cama.
Arfa, máscara rápida! O fato é que
há anos ela contava com métodos
intuitivos de intelecção, sua filosofia
''errática de leituras '' , dizia ela,
''Filosofia da minha personagem,
dizia também, minha filosofia de trabalho,
disciplina absolutamente precisa!
Tentando abrir teus olhos, K.,
prolongável e transmissível,
trazida para primeiro plano,
certas dores fingindo, aguardando
respostas, atuando, auto-exposta''.
Método rigoroso, que ela afirmava:
depois da AMPLIDÃO, vem um certo
''estreitamento, assim COMO
há integração após a diferenciação.
Linhas de fatos, cada uma das quais,
por nao irem suficientemente longe,
fornecem somente a direção da verdade.
Ela continuava séria, talvez porque
nós tivéssemos que ´partir juntos.
Eu era Pigmaleão, a oportunidade
que sempre quisera, sorte minha,
eu pensava, ela ser tão rica:
ou nunca teria aprendido certas coisas,
pois a impaciência divina frita
os hesitantes, com exceção
de Antonin Artaud. ''O QUE VC ACHA?''
Com exceção de Antonin Artaud
PORQUÊ?! Em nome de Deus,
o perigo representa o experimento,
sua situação, seu túmulo, a magnificência
de sua tragédia, lhe agradecemos
lhe devotamos , lhe lemos e relemos:
''NÃO EXISTEM OS MOVIMENTOS DO INCONSCIENTE, SE APROPRIAM DAS COISAS COM AS MÃOS E OS NARIZES
RESPIRANDO VONLUNTARIA (mente)
ESTA MULHER É UM FANTASMA DE OSSOS, SE TRANSFORMOU NUMA BESTA,
A BESTA TOMOU OU CONFORMOU ELA MESMA A BESTA QUE ME TOMARIA.
NÃO EXISTEM OS ESTADOS MENTAIS,
O QUE PRODUZIU A LOUCURA FOI O NASCIMENTO.''
Artaud,
Cadernos de Rodez
---- Essas linhas? --- SAbrina perguntou, irônica.
---- Linhas até o ponto em que elas se cortam, A VERDADE DA INTERSEÇÃO Metafísica e Técnica. Em todo caso, aberto ao inumano, sobrehumano, xamânico ou esquizo-deleuziano. Heidegger está lá, no fim da estrada, nos esperando no Tao, seu olhar sereno é severo, lenhador da floresta da Clareia, velando o Acontecimento-Apropriador, na iminência da Decisão do Salto Origináro --- em seu olhar severo o medo estagnante dos sentidos do mundo, nos mistos mal analisados da concorrência, e condenados a sermos, nós próprios, mistos mal analisados ---- disse eu
---- Favor despertar os mesmos movimentos em mim , a mesma ondulação, contagiosa, direta, ponto de engolfamento do seu poema sobre nós:
ensemblaje,
falo do meu sangue
como do fluxo de consciêcia
e do fluxo psico-mental
uns pedaços de falas outros
escrevi
falo-- minha ereção,
o sucinto erotismo que dispunha
punha e expunha cru
nas expressões do meu sangue.
O Espírito, segundo Hegel,
''Universal como o fogo''
não me completava com uma
expressão primitiva --- lícitos
eram meus veios de diálogos,
explícitos, no seu metacorpo
de passo preciso e atento.
Inquebrantável,mas já na iminência
de improvisos difíceis!
OUVIDO MENTAL
O APERTO MELOSO DO CORAÇÃO
E OS COMENTÁRIOS EVITADOS
EVITANDO QUALQUER ARDOR DESCRITIVO
(ELA ESMORECE UM POUCO)
HIPNÓTICA, SONÂMBULA
ALGUMA COISA INVISÍVEL
REGIDA PELA VOZ
PELO COMANDO DO CREPÚSCULO
PROPUNHA-ME UM OLHO DE FILME.
HAVAIANAS-FRANCISCANAS,
BONÉ, FUMO DE CACHIMBO,
SUPERINFORMADO CRÔNICO
NA CRÔNICA-PLETORA ALCAIDE
RESPONDENDO COM SILÊNCIO DE ESPÍRITO
À ENRASCADA ERUDITA, ENCURRALADA
PELA MODA, COM MÍDIA E POLÍTICA JUNTO
ENQUANTO LOUCURA DOS ARTIFÍCIOS
E ARQUITETURA DE CONTAGIO
DA DEMOCRACIA. O PERSOGANGEM PERSIGNA-SE!
ELEGÂNCIA DE MOBÍLIA CULTA,
CUJOS CUSTOS CAUSAM ESTRANHEZA.
CONSIDERÁVEIS: LITERÁRIOS, FILOSÓFICOS,
VAIDOSA DISTINTIVIDADE TODO PODEROSA,
DO NOBRE EXISTENCIALISTA, DANDY
E ARISTOCRÁTICA ENTRE DENTES,
LIFTIN TEÓRICO DE TAKES SIMULTÂNEOS.
NO CAIS, PROJETOS DE NEVASCAS AO VIVO
E RECORDAÇÕES NEGATIVAS DE 1994,
FOTOGRAFIAS REPETIDAS DE BALEIAS
SEM NENHUMA NOTA DIDASCÁLICA DE MELVILLE,
E NOTÍCIAS REALMENTE AMEAÇADORAS.
A LINHA DE TIRO E A ARTILHARIA, ESSES
ESQUEMAS DE RUÍDOS INFRA-IMPERIALISTAS,
ISCAS PARA A COMPLACÊNCIA DO SER-SOFÁ
COM SUA ASSINATURA DE NOTICIÁRIO AO VIVO.
ALGUMA COISA IMPORTANTE DITA AQUI, VIU?
EM TOM DE CHACOTA, MAS É CÉU E INFERNO
DE UM PODER ORGANIZADÍSSIMO, DE RAZÃO
DE ESTADO EM RISTE. CÁLCULO DE SEUS
PRÓPRIOS RIGORES? AQUI NÃO SE DESDIZEM,
APENAS SE ''CORRIGEM'', AUTOCRONOMETRADOS,
POIS DO OUTRO LADO DA ÁGUA, VOLATIZADOS,
QUEREM DESTRUÍ-LO, E PARA ISSO
''NÃO PRECISAM NEM DE LAÇO'''
DIZEM ESPADA DE BOMBA E
BASTA ENTREVISTÁ-LOS E
TELEVISIONÁ-LOS, QUE
TAMBÉM VOLATIZAM-SE TERRIVELMENTE!
O PAPEL DO POETA É RECUAR,
DISPONDO APENAS DE MEIA HORA
PARA DOCUMENTAR TUDO, E SOCIOLOGIZAR
(HELÁS!) DE NOVO
A GUERRA DE CURTO PERÍODO
VARRIDA BRUSCAMENTE PELA MAGNITUDE
E SUA POSIA INTRÍNSECA
DE TEMORES E CÁLCULOS, NO LIMITE DA
CONTENÇÃO TÂNTRICA-ECONOMÉTRICA.
A MECÂNICA AMOROSA AQUI É
INFRA-VEMELHA - LUZ DE EXAME:
''sA SOLITUDE EST LA MÈCANIQUE EROTIQUE,
SA LASSITUDE, LA DYNAMIQUE AMOUREUSE''.
CADA UM CARREGAVA EM SI,
CONTINHA EM SI UMA IMINENTE
INTERSEÇÃO DE MÁSCARAS
NUTRINDO-SE DO ÚMIDO DAS FRASES
DIÁLOGOS E EXPECTATIVAS ANINHADAS.
MAS EVITO O VOCABULÁRIO ECONÔMICO
PARA FALAR DO RITMO DO MEDO AJOELHADO.
VERBALIZO A CONFIANÇA QUE OS OLHOS
EXIGEM NO ESCURO, NO AVANÇO,
O PASSO MÍNIMO DE QUE SE NECESSITA
LIVRE DE PÉS NO CHÃO DA CAUTELA.
KM Matheus Dulci
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